Trombose venosa nada mais é do que um coágulo de sangue que se forma dentro de uma veia. Acontece de forma mais comum nas pernas, normalmente nas veias da panturilha ou atrás do joelho. A presença desse coágulo dificulta a circulação do sangue de volta ao coração.
E porque a trombose nas veias das pernas pode ser perigosa?
Porque é a principal causa de embolia pulmonar. Esta sim é uma doença grave, que pode até levar à morte. Ela ocorre quando fragmentos dos coágulos formados no interior das veias viajam pela circulação sanguínea e se alojam nas artérias pulmonares – daí o nome embolia pulmonar.
Como se formam esses coágulos dentro das veias?
Sabendo o que causa o trombo, fica mais fácil pensar na prevenção. A trombose pode acontecer por 3 motivos:
1. Anormalidade da coagulação: Podem acontecer por alterações genéticas ou doenças que alterem os fatores responsáveis pela coagulação. É o caso das trombofilias ou do câncer, por exemplo.
2. Anormalidade do fluxo: Quando o fluxo de sangue dentro das veias se torna muito lento. Acontece quando ficamos muito parados, sem movimento das pernas. Por exemplo, pessoas acamados, com dificuldade de locomoção, que fazem viagens longas, ou que têm os membros imobilizados por fraturas.
3. Anormalidade da parede da veia: Quando temos um impacto por acidentes ou trauma cirúrgico, mecanismos da coagulação são ativados para fechar o ferimento e impedir o sangramento excessivo, porém, isso também pode formar um coágulo no interior da veia, levando à trombose.
Tipos de trombose e sintomas
A trombose venosa pode ser superficial ou profunda.
Quando o trombo acomete somente veias superficiais, ou seja, aquelas que estão abaixo da pele e acima da fáscia muscular, chamamos de tromboflebite. A tromboflebite pode acontecer após infusão de medicamentos nas veias, pode acometer varizes nas pernas e pode, até mesmo, atingir as veias safenas.
O sintoma mais comum é um cordão endurecido e doloroso palpável, associado a uma vermelhidão e calor no local. Na perna, normalmente acontece numa veia varicosa que já existia. No braço, pode ser em decorrência de algum acesso venoso onde foi infundida uma medicação.
Chamamos de trombose venosa profunda somente quando o trombo acomete as veias principais, aquelas que passam no meio da musculatura das pernas ou dos braços, podendo se estender até as veias do abdomen.
O principal sintoma da trombose venosa profunda é o inchaço na perna. Normalmente, este inchaço ocorre em somente uma perna, e é acompanhado de dor, sensação de peso e formigamento. A pessoa nota que uma perna fica com um diâmetro nitidamente maior do que da outra.
Como suspeitar se o coágulo da perna foi parar na artéria do pulmão?
Os sintomas da embolia pulmonar são falta de ar, dor no peito, tosse e escarro com sangue. O ideal é procurar o pronto-socorro imediatamente se tiver o diagnóstico de trombose e sentir qualquer um desses sintomas. Normalmente, precisa ficar internado na UTI para receber oxigênio e, algumas vezes, até medicamentos para dissolver o coágulo.
Existe um exame para saber se tem trombose?
O exame mais usado para o diagnóstico de trombose é o Doppler venoso. É um exame de ultrassom, capaz de identificar a presença e a extensão do coágulo dentro das veias. Normalmente, só depois de confirmada a trombose no ultrassom é que o médico pode prescrever o tratamento da trombose, a não ser em casos de dificuldade de acesso ao exame. Nestes casos, se o exame for demorar e a suspeita de trombose for grande, é melhor começar o tratamento para minimizar os riscos de complicação.